Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Novidade na Caixa Cultural para os amantes da literatura e do cinema



Curso ADAPTAÇÃO: A LITERATURA NO CINEMA
INSCRIÇÕES >>>
Vagas limitadas!

CURSO GRATUITO
30 horas / aula

Emissão de certificado (75% de frequência)

13 a 22 de julho (terças, quartas e quintas)
14 às 19h30

Local: Sala de Cinema 2 – Caixa Cultural do Rio de Janeiro (Unidade Barroso)
Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro.

EMENTA
O curso deverá ser uma oportunidade para que os interessados em escrever para o cinema tenham uma visão panorâmica de como trabalham o autor de um texto literário e o autor de um texto audiovisual, desde o desenvolvimento da história até a sua estruturação numa forma narrativa específica.


MÓDULOS

Criação Literária, com Marcelino Freire
Dias 13 e 14 de julho

Roteiro Cinematográfico, com David França Mendes
Dias 15 e 20 de julho

Adaptação, com Maria Camargo
Dias 21 e 22 de julho


MÓDULO 1 CRIAÇÃO LITERÁRIA

Com Marcelino Freire
O escritor pernambucano abordará todos os gêneros literários, do microconto ao romance, e dará dicas de como "enxugar" o texto e trabalhar a concisão. Por meio de exercícios narrativos, os alunos vão ser instigados à criação de diferentes formatos literários.

13 e 14 de julho (quinta e terça)
14 às 19h30

Sobre o professor
Marcelino Freire nasceu em Sertânia, PE, e vive em São Paulo desde 1991. É um dos principais nomes (e divulgadores) da nova geração de escritores brasileiros. Autor, entre outros, de Contos Negreiros (Editora Record), vencedor do Prêmio Jabuti 2006, e de RASIF – Mar que Arrebenta (Editora Record), finalista do Prêmio Jabuti 2009 e semifinalista do Prêmio Portugal Telecom 2009. Em 2004, idealizou e organizou a antologia Os Cem Menores Contos Brasileiros do Século (Ateliê Editorial). Muitos de seus contos foram adaptados para teatro. Participou de várias antologias no Brasil e no exterior. É o criador e curador do evento Balada Literária, que reúne anualmente quase uma centena de escritores, nacionais e internacionais, no bairro paulistano da Vila Madalena.

Mais informações sobre autor e obra, acesse:
www.eraodito.blogspot.com


MÓDULO 2 ROTEIRO CINEMATOGRÁFICO

Com David França Mendes
O objetivo do curso é apresentar as principais técnicas e os princípios teóricos que norteiam o trabalho do roteirista de cinema: a construção do relato em forma de roteiro, a função dos personagens e o fluxo audiovisual através das descrições e diálogos.

15 e 20 de julho (quinta e terça)
14 às 19h30

Sobre o professor
David França Mendes é diretor e roteirista de cinema e TV. Seus trabalhos mais recentes incluem duas adaptações de livros: o longa-metragem Um Romance de Geração, que escreveu e dirigiu, baseado no livro homônimo de Sérgio Sant'Anna; e o roteiro do filme Corações Sujos, em fase de produção, dirigido por Vicente Amorim e adaptado do livro de Fernando Moraes.
Em TV, seu trabalho mais importante foi a criação da série Quase Anônimos, exibida pelo canal Multishow. Escreveu vários outros longas, curtas, documentários e programas de TV, e, entre outros prêmios, foi finalista do NHK-Sundance Latin America Award. Foi diretor de Criação e Desenvolvimento da produtora Mixer e coordena o Laboratório Estação, projeto de cursos e oficinas do Grupo Estação.


MÓDULO 3 ADAPTAÇÃO

Com Maria Camargo
Adaptar. Transpor. Transformar. Recriar. O desafio de encontrar imagens para o que está dito em palavras. Na passagem da literatura para o cinema e a TV, o que é fidelidade e o que é traição? A partir de trechos de romances, contos e peças de teatro, analisaremos as especificidades de cada linguagem e suas possíveis relações com o audiovisual.

21 e 22 de julho (quarta e quinta)
14 às 19h30

Sobre a professora
Maria Camargo é roteirista de cinema e televisão, formada em cinema pela PUC-RJ e consultora dos Laboratórios de Roteiro SESC-RIO. Autora do livro O medo e o mar (Cia das Letras, 2009), é também diretora dos curtas metragens Se meu pai fosse de pedra (2010) e O coração às vezes para de bater (2009), uma adaptação do livro de Adriana Lisboa. Roteirizou filmes para produtoras como TV Zero, Mixer, Caradecão, 1001 Filmes e Luz Mágica, e foi duas vezes selecionada para o Laboratório SESC-RIO de Roteiros para Cinema com os longametragens Noite dos Vagalumes e A Mergulhadora. Na televisão, participou da criação do seriado Tudo novo de novo (TV Globo, 2009) e roteirizou programas como Sítio do Pica-Pau Amarelo e Por toda a minha vida. Ministrou cursos de adaptação para cinema no Laboratório Estação e na Escola de Cinema Darcy Ribeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário