Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Dicas preciosas da Ana Paula (produtora de elenco)

Quem sou eu?
Sou Ana Paula Grande, atriz brasiliense que está em São Paulo há 05 anos. A minha formação em comunicação social me preparou para diversas atividades que acabaram por me auxiliar na carreira artística. Uma delas, e a que aqui se faz importante, é a de produtora de elenco. Sem deixar o lado atriz esquecido, há 2 anos comecei a selecionar os atores que eu mesma iria preparar num média metragem da MTV. De lá pra cá, procuro, seleciono, testo e preparo atores para propagandas, filmes e seriados produzidos pela mesma emissora.


O que fiz?
Um pequeno manual de boas maneiras para enviar material aos produtores de elenco que divulgam seus testes em comunidades e sites destinados a atores.


Nunca mande foto com maquiagem teatral (a não ser que o casting seja para atores maquiados, para mímicos ou sei lá o que). Estou falando aqui sobre maquiagens temáticas com pancakes coloridos para caracterizar personagens no teatro (animas, velhinhos, monstros e outros). Deixe estas fotos para o portifólio do maquiador.

Não use fotos com maquiagem demais. Na hora de fazer uma foto foto vale uma pele bem feita, um blush e um rímel. Nada de sombra pesadas, delineadores e penteados. Os meninos só precisam de pó compacto pra tirar o brilho. Não mande fotos nas quais vocês não apareçam. Parece óbvio? Não é! Já recebi várias fotos de coros imensos sobre o palco. Quando pedimos uma foto não é para ver quais trabalhos vocês já fizeram (para isso, usamos o currículo), mas sim para saber como vocês são fisicamente. Nada de muitos acessórios e roupas extravagantes. Isso faz com que os produtores de elenco só consigam te imaginar fazendo um certo tipo de papel (personagens que usam os mesmos acessórios e roupas que você está usando nas fotos). Isso limita a imaginação do produtor e limita a sua variedade de papéis. Ator não é modelo. Não precisa mandar foto fazendo carão, biquinho, de biquini (a menos que peçam), sem camisa. É bom ver sorrisos e rosto sério. Varie entre estas intenções: Sorrisão com dentes aparecendo, pequeno sorriso sem os dentes expostos, sério com sorriso nos olhos e sério total.

O ideal é enviar
três fotos. Sorrindo e sério. Uma de close, uma de plano americano e uma de corpo inteiro.

Reduza os arquivos até NO MÁXIMO 100 Kb, é mais do que o suficiente para te ver e não ficamos horas baixando seus arquivos.

A melhor forma de enviar um currículo é cola-lo no corpo do email, mas pode deixar anexado também. Se for anexar, não esqueça de colar informações importantes no corpo: nome, idade, telefone e cidade onde mora.

Não mande seu material para testes que não são do seu perfil. Ao invés de lembrarmos de você para o próximo trabalho, vamos só ficar com uma baita raiva de você não ser quem estamos procurando no momento.

Por outro lado,
não deixe de mandar seu material para testes no seu perfil. Por mais que a produtora de elenco já te conheça, ou que você já tenha mandado material em um trabalho passado. A praxe é pesquisar novos elencos sempre que temos novos trabalhos. Produtor de elenco tem memória de peixe. Às vezes, esqueço até meus amigos e pessoas que já trabalharam comigo.

Outra dica que parece bem óbvia:
não tente parecer outra pessoa nas suas fotos. Nem mais bonito, nem mais novo, nem mais magro e nem o contrário disso tudo. O fato é que existem todos os tipos de personagens e todo mundo alguma hora pode ter chance. Mandando fotos que disfarcem uma coisa ou outra, você pode até ser chamado pro teste de VT, mas quando der de cara com o produtor de elenco não há como disfarçar. Daí, você perdeu tempo indo ao teste, o produtor também perdeu tempo te recebendo e você fica com uma péssima imagem na produtora em questão.

Não fique ligando, mandando emails, sms, recados no orkut e sinais de fumaça para o produtor de elenco depois do teste de VT.
Se você passar, VÃO entrar em contato com você. Além do mais, bons produtores de elenco sempre dão notícias para que os atores liberem suas agendas.

Nada de fotos gritando, fazendo careta, mandando beijo, plantando bananeira ou fazendo cara de mau. Teoricamente estas fotos deveriam mostrar sua personalidade, mas a única coisa que elas fazem é nos deixar em dúvida quanto a sua aparência física. Deixe para mostrar o seu jeitinho depois que conseguir ser selecionado para o teste de VT.


Email sem foto não vale.

Antigamente se usava muito fazer tipos nas fotos do book. Os atores tiravam fotos com roupas de executivos (sempre de óculos), roupas esportivas, roupas mais chiques e roupas que os deixavam mais jovens. Eu cheguei a fazer um book assim. Hoje, depois de conhecer o outro lado do computador, sou contra este tipo de book. Vale sempre roupas básicas sem tentar parecer algum personagem. Sempre fica fake. Aliás, deixe que os produtores enxerguem o personagem em vocês. Portanto, nada de fazer tipo nas fotos.

Evite alongar demais a sua apresentação e, principalmente, não faça piadinhas aleatórias. A verdade é que, na maioria dos casos, a gente não lê tudo o que vocês escrevem. Então sejam breves e escrevam só o necessário. Nós já sabemos o casting que estamos fazendo.

Não implorem pelo trabalho. O produtor de elenco não vai te chamar pro teste porque ficou com pena de você estar a muito tempo sem trabalho. Você só vai ser chamado se parecer interessante para o papel e é sempre mais interessante quem está na ativa. Portanto, se valorize sem parecer metido. Afinal, se você está mandando material é porque precisa do trabalho.

Se o produtor não sugeriu que vocês o adicionem no orkut, não o façam. Nem sempre estamos a procura de atores e nem sempre queremos dividir nossas informações pessoais com desconhecidos.

Não trate demais as suas fotos. Só use (ou permita que o fotógrafo use) o photoshop para retirar pequenas imperfeições que não façam parte permanentemente da sua fisionomia. Vale retirar uma espinha (que vai sumir mesmo), amenizar olheiras (desde que elas não façam parte do seu visual), corrigir fios de cabelo. Mas nunca trate a textura da sua pele até que fique sem poros visíveis, nunca retire sinais da pele ou tatuagens.

Por fim, se puderem investir em material fotográfico faça isso. Eu, quando estou selecionando atores para TV ou comerciais, só dou atenção ao currículo e links de vídeos se a pessoa estiver dentro do perfil e a foto me convencer. Uma boa foto é um bom cartão de visitas. Se não tiver grana para um bom fotógrafo, faça uma maquiagem leve, coloque um bom jeans, uma regata lisa (para as meninas), uma camiseta lisa (para os meninos) e use a luz do dia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário