David França Mendes é jornalista e atuou como crítico de cinema e literatura.
Roteirista é a primeira pessoa que enxerga com clareza um filme, antes desse filme existir. Esse profissional coloca no papel, de modo concreto, as imagens e os sons para que o filme seja realizado. Ele é um bom contador de história e é essa capacidade de narrar que seduzirá os produtores e toda a equipe de filmagem, além do espectador. Por isso é tão importante que ele desenvolva habilidades de redação e domine as estrutura narrativas típicas dos roteiros - filme de ficção, documentário, TV.
Escrever um roteiro é fazer escolhas como: a ordem cronológica dos fatos narrados, o foco que será dado a cada personagem, a força de cada cena, do ponto de vista, dos personagens que ficarão mais próximo do público, o efeito que se busca com a narrativa (comédia? drama? terror?) . Essas e outras escolhas definirão a trama. A ordem das cenas, por exemplo, interfere no efeito que se pretende causar com uma história.
A partir de uma idéia, que pode ser do roteirista ou de outra pessoa que proponha um trabalho, o autor do roteiro parte para um cuidadoso trabalho de investigação. Essa imersão no tema, que as vezes é negligenciada, enriquece a narrativa. No levantamento de dados o roteirista irá pensar em coisas como:
- Quem são os personagens;
- Quem sente o quê?
- Com quem esses personagens se relacionam?
- Porque eles fariam isso ou aquilo?
- Que problema pode haver na família dele?
- Quais são os desejos e as necessidades dos personagens principais?
- Que tipo de obstáculos eles enfrentariam para realizar essas expectativas?
- Quais são os conflitos centrais da trama?
É interessante que os personagem tenham características marcantes como: o herói cabeça-dura; uma auto-estima frágil... Na medida em que esse heredrograma é montado, novas idéias vão surgindo para compor o roteiro.
Ao longo da história do cinema, diversas técnicas de estrutura do roteiro foram desenvolvidas para atrair o público e estão disponíveis em manuais de roteiro. Uma história rica em detalhes, como modulações que levam o público para opiniões diferentes, tende a ser mais interessante. Checar a coerência dos fatos propostos é outro trabalho que amplifica o efeito da história.
Um roteirista deve desenvolver a capacidade de ler, criticamente, o que escreve. Ele não deve se apegar à idéias "geniais", na verdade, mais do que uma grande idéia ele precisa de várias boas idéias para transformar seu texto em um bom roteiro.
A habilidade criativa em geral está ligada à capacidade de investigação. A pesquisa incrementa a trama com dados que passarão verdade, além de aproximar o autor com o tema. Vale investir em viagens que permitam um corpo-a-corpo com o local e conversar com pessoas, além de desenvolver outras estratégias para buscar a realidade e fugir dos clichês. É importante não perturbar muito o ambiente, por isso nem sempre é possível fotografar, filmar ou gravar essa pesquisa de campo, mas quando possível, o material de registro pode trazer novos elementos para a história. A sensibilidade para ouvir e enxergar com atenção é a melhor vacina contra o clichê.
A habilidade criativa em geral está ligada à capacidade de investigação. A pesquisa incrementa a trama com dados que passarão verdade, além de aproximar o autor com o tema. Vale investir em viagens que permitam um corpo-a-corpo com o local e conversar com pessoas, além de desenvolver outras estratégias para buscar a realidade e fugir dos clichês. É importante não perturbar muito o ambiente, por isso nem sempre é possível fotografar, filmar ou gravar essa pesquisa de campo, mas quando possível, o material de registro pode trazer novos elementos para a história. A sensibilidade para ouvir e enxergar com atenção é a melhor vacina contra o clichê.
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