Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Preparação de atores e atrizes mirins

Preparar crianças para atuar no palco e na tela é desafiador. As crianças são encantadoras por natureza, mas o número de mini-atores é maior que a demanda e isso exige que elas sejam boas e que estejam preparadas para enfrentar uma seleção: sem medo. Teste de elenco infantil deveria ser um espaço privilegiado para fazer amigos, só isso. Mas sabemos que o ambiente nem sempre é amistoso e que os profissionais que trabalham com crianças nem sempre compreendem a infância ou estão dispostos a tirar o melhor do talento dos pequenos.
As crianças são um barato e podem surpreender pela capacidade de decorar textos e de agir com naturalidade: habilidades fundamentais para atores e atrizes.

No curso de teatro do condomínio Cores da Lapa procuramos fotografar e filmar constantemente as crianças para que elas se vejam atuando. É impressionante acompanhar a evolução das crianças: na medida em que elas observam e discutem os acertos e as falhas, procuram naturalmente aprimorar as atuações. A maturidade também é ampliada com os exercícios de filmagem porque as crianças percebem que as orientações que elas recebem resultam em performances de qualidade. Se chamamos atenção de uma criança, remetemos aos exemplos positivos e negativos dos documentários realizados e percebemos um comprometimento maior: com o resultado e a superação.

Vejam alguns exemplos:





Maiores informações: silvania.paula.santos@gmail.com

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