Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Não Perca!





Ficamos muito honrados com o convite de participar da programação desse Instituto que é uma referência cultural no Rio de Janeiro. Espero todos vocês lá!


segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Mostra de Cinema de Tiradentes



Já estão abertas as inscrições para as oficinas da Mostra de Cinema de Tiradentes. O evento acontece na cidade mais charmosa de Minas, toda a programação é gratuita, inclusive as oficinas que são ministradas por nomes de peso. Escolha a sua:




http://www.mostratiradentes.com.br/

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Natal virtual




Os tempos estão mesmo mudados... mas o que importa é o sentimento.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Atenção Roteiristas para essa dica de Richardson Luz


Novo concurso de roteiros

A Amazon entra no mundo do cinema. Após lançar um estúdio que pretende descobrir novos talentos através de concursos de roteiros a loja de livros on line faze uma parceria com os estúdios da Warner Bros.

O site Amazon.com receberá roteiros de todos os aspirantes a roteiristas. A tendência é de os concursos serem contínuos e os melhores poderão ter seus roteiros produzidos pelo estúdio.


"A intenção é replicar no Amazon Studios a colaboratividade da loja online, em que usuários podem escrever suas próprias avaliações dos produtos - no caso, as críticas dos roteiros e "filmes-teste". Por meio de concursos mensais e anuais, os projetos serão premiados em dinheiro no Amazon Studios Awards, com uma verba de US$ 2,7 milhões para distribuir entre os projetos enviados até 31 de dezembro de 2011."

O juri será composto por profissionais da indústria cinematográfica; roteiristas de filmes como o produtor e ex-presidente da Miramax Mark Gill, o roteirista Mike Werb(Lara Croft: Tomb RaiderO Máscara), o roteirista Jack Epps Jr. (Top Gun) e o produtor Michael Taylor, ambos da Escola de Artes Cinematográficas da Universidade da Carolina do Sul.

Fonte Original: http://phx.corporate-ir.net/phoenix.zhtml?c=176060&p=irol-newsArticle&ID=1497259&highlight=

Fonte alternativa: http://www.omelete.com.br/cinema/amazon-abre-produtora-de-cinema-e-quer-sua-participacao/

UPDATE: A Bionick Movies está apenas divulgando este novo concurso e não possui qualquer ligação com o mesmo.


Fonte: http://bionickmovies.blogspot.com/

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quer aprender a interpretar para a TV?

Esse curso eu tenho boas razões para indicar:

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Sugestão de Presente de Natal

Segue uma sugestão de presente: afinal, Natal é tempo de alegrar os amigos!!!



O grupo Cristino e Cia. reúne gerações, sorrisos, timbres e cores. Esse trabalho marca o retorno, a trajetória e a chegada. O retorno de Cristino Ricardo ao universo do samba, a trajetória de Victor, Paulo, Márcio e Moadyr e a chegada de Silvania Santos e Maria Cruz na roda de bambas. O samba promoveu o encontro desses músicos e mandou te buscar: se você cair no samba, ele vai te levantar!

SOMOS IGUAIS!

Nesta semana o mundo todo celebra o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

Abrace essa causa! Milhões de pessoas lutam, todos os dias, com um grande problema: o preconceito. Viver normalmente com o vírus HIV é possível, é real, e está cada vez mais comum.

Assista e divulgue o vídeo da campanha:



Para saber mais, acesse: www.todoscontraopreconceito.com.br 

Para ter acesso ao material de divulgação, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Projeto Lei 29 - PLC 116/2010*


Precisamos recomeçar nossa batalha para a aprovação da PL 29 - só para que os senhores se lembrem a PL 29 é aquela que estabelece cotas para exibição nas emissoras, de programas produzidos por produtoras independentes. Como a PL 29, já passou pela Câmara dos deputados ela está no senado com outro número. 


*** sob o no. PLC 116/2010.

Será de extrema importância que todos peçam aos seus colaboradores (da recepcionista ao coordenador de produção ) que percam 5 minutos em uma ligação gratuita para o ALÔ SENADO - 0800 61 2211.

Esse projeto de lei deve trazer benefícios financeiros da ordem de 500 milhões de reais ano para as produtoras brasileiras.

Repetimos - Basta uma ligação para o ALÔ SENADO, pelo número 0800 61 22 11 - solicitando a aprovação da PLC 116/2010.

Você faz um breve cadastro (nome , telefone, profissão, endereço residencial) e deixa uma mensagem que a atendente transcreve e dispara, imediatamente, para os senadores.

Importante: Solicitem que a mensagem seja encaminhada para todos os senadores - não só aos senadores das comissões.

Contamos com a colaboração de todos os senhores E DE SEUS COLABORADORES que serão os maiores benefiados quando da aprovação dessa lei.

Informamos ainda que algumas emissoras de TV estão fazendo um forte lobby para que a lei não seja aprovada,(pois elas querem continuar produzindo seus próprios conteudos) precisamos mais que nunca da nossa união.

Essa semana até quarta -feira, precisamos de muitos telefonemas aos senadores.

O sistema deles não permite mais que seja enviada a nossa mensagem a TODOS os senadores, infelizmente.

Sendo assim, quando forem ligar digam que querem que seja enviada para a COMISSÃO QUE ESTÁ AVALIANDO O PROJETO - Comissão de Constituição Justiça e Cidadania.

É rapidinho! Ao ligar, escute as opções, que é a opção 2, que temos que verbalizar, dizer: MENSAGEM.

Aí vai cair com a atendente e vocês vão dizer que são A FAVOR da PLC 116/2010.

Boa sorte a todos nós!

* Repassando as mensagens dos meus colegas da Central de Atores: David Machado e Deborah.

O Cinema Nosso precisa de você!


o Cinema Nosso é uma das casas mais interessantes da Lapa. Aliás, qualquer dia desses eu vou fazer uma lista só com as coisas que me enchem de orgulho de morar no berço do samba!

Voltando ao Cinema Nosso: esse projeto foi criado após o grande sucesso do filme Cidade de Deus, como uma resposta dos diretores ao trabalho que os atores do "Nós do morro" realizaram. Atualmente ele funciona como escola de cinema, centro cultural, sala de exibição, produtora de cinema (premiada em festivais importantes) e tantas outras ações que aquela equipe de incansáveis consegue agitar.

Por isso, já me prontifiquei a ajudar no que for necessário para re-ativar essas ações.  Tenho certeza que você também pode ajudar a socorrer esse espaço.


Leia com carinho a carta da Felícia, uma das coordenadoras do Cinema Nosso:


Queridos amigos,

Neste momento que o Cinema Nosso sofreu perdas materiais em
consequência da forte chuva que se abateu sobre a cidade, ficamos
muito sensibilizados com as manifestações de solidariedade que temos
recebido.

Se você quiser contribuir  para o esforço coletivo que estamos fazendo
no sentido de prontamente recuperar nossa sala de cinema e os
equipamentos que foram atingidos pelas águas, você poderá concretizar
o seu apoio através de um depósito em nossa conta no BANCO BRADESCO,
AG- 0471-5, C/C- 66755-2.

Desde já expressamos nosso reconhecimento e gratidão, dando
prosseguimento ininterrupto ao trabalho que a Escola Audivisual Cinema
Nosso desenvolve.

Abraços fraternos,
--
Felicia Krumholz
Coord. Sala de Cinema
Cinema Nosso
Rua do Rezende, 80 - Centro
Rio de Janeiro - RJ - Brasil
+5521 25053300/ramal 3306
www.cinemanosso.org.br
www.youtube.com/cinemanosso
www.facebook.com/cinemanosso
twitter: @cinemanosso_rj

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Filme de Laís Bodansky no Cinema Nosso!

Hoje, segunda-feira (06/12), às 14h, no espaço Cinema Nosso, vai rolar

As Melhores Coisas do Mundo, o novo filme de Laís Bodanzky. Com roteiro de Luiz Bolognesi, o longa conta a história de Mano, 15 anos, que adora tocar guitarra, beijar na boca, rir com os amigos, andar de bike, curtir na balada. Um acontecimento na família faz com que ele perceba que virar adulto nem sempre é tarefa fácil: a popularidade na escola, a primeira transa, o relacionamento em casa, as inseguranças, os preconceitos e a descoberta do amor. Em meio a tantos desafios, Mano descobre e inventa As Melhores Coisas do Mundo.

Espaço Cinema Nosso fica na Rua do Rezende, 80, Lapa, RJ.

Entrada Franca.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Vamos Rir?

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Te espero lá

Posted by Picasa

Nós estamos nessa Mostra!


 Após o sucesso da 1º Mostra de Humor e Stand-up Comedy produzida pelo Grupo Guapos de Teatro e convidados, começa hoje a 

1ª Mostra de Esquetes com o Grupo Guapos de Teatro e Convidados Especiais.

Dias 01, 08 e 15 de dezembro de 2010 no Castelinho do Flamengo

Programação do dia 01 de dezembro:



O ASSALTO      
Texto e direção: Ranah Tesch e Simone Garcia

ATORES: SIMONE GARCIA E BERG BHARUSKY
Duração: 10 min

A AMA-SECA de ARTUR AZEVEDO
Atores: Jairo Goulart, Antonio Sciamarelli, Manoel Dilair, Rita Alves, Sonia maria, Vanessa Mebus e Gedivan de Albuquerque, Rita Lima, Thaïs Tedim
Direção: Antonio Sciamarelli
Cia de Lobos
Duração: 10 min

A PASSISTA GRINGA
Atores: MARCYO LUZ E JOSIANE LARGER  
Texto e direção: Marcyo Luz
Cia Boneca de Pano
Duração: 8 min

MARGÔ A SAPATONA
Atores: MARCYO LUZ E JOSIANE LARGER
Texto e direção: Marcyo Luz
Cia Boneca de Pano   
Duração: 12 min

AURORA E BIBELÔ (SETE GATINHOS) de Nelson Rodrigues
Atores: Silvania Santos e Eduardo Gentil
Direção: André Mattos
Duração: 6 min

MOTEL 
Atores: ALEXANDRE MOREIRA E RANAH TESCH
Texto e direção: Ranah Tesch e Simone Simão
Duração: 12 min

Intervenções entre os esquetes da Banda do Grupo Guapos de Teatro. Músicas compostas de acordo com os temas dos esquetes.
Músicos: Fernando Dias, Bruno Prudente e Marcio Klaus

Classificação: 12 anos



Onde? Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo)
Praia do Flamengo, 158 - Flamengo
Quando? Dias 01, 08 e 15 de dezembro
Que horas? 20 horas
Quanto? Entrada Franca

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Hora de tirar o escorpião do bolso!

Para quem vive reclamando dos preços dos ingressos, começou o TEATRO PARA TODOS, uma iniciativa e realização da Associação de Produtores de Teatro do Rio de Janeiro e patrocínio da Funarte, Ministério da Cultura, Oi e Prefeitura do Rio / Cultura. A ideia é revitalizar, aproximar e renovar o público teatral, além de contribuir na formação de novas plateias. Durante um mês, o carioca poderá desfrutar e apreciar os melhores espetáculos em cartaz na cidade a preços acessíveis.

A 8ª Campanha TEATRO PARA TODOS acontece de 23 de novembro a 10 de dezembro de 2010. Em sua oitava edição, a Campanha consagrou-se como um dos maiores eventos teatrais cariocas. Este ano, 90 mil ingressos estão disponibilizados para o público, totalizando 56 espetáculos, entre adultos e infantis. Os maiores sucessos da temporada teatral poderão ser adquiridos a preços populares: R$ 5,00; R$ 10,00; R$ 15,00, R$ 20,00 e R$ 25,00.

Os ingressos estarão à venda no quiosque fixo da campanha, instalado na Cinelândia, no quiosque volante, que irá percorrer diversos bairros da cidade, pelo site (www.ingresso.com), postos BR credenciados, Posto Shell (São Bento, Niterói) e Quiosques da Americanas.com.

Tenham todos um bom espetáculo!

http://teatroparatodos.com.br/

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Para Mostrar seu Talento

O Grupo Guapos de Teatro seleciona esquetes para a sua “1ª Mostra de Esquetes” no Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) com o intuito de divulgar artistas e grupos teatrais, gerando a integração entre companhias e atores. A mostra ocorrerá nas quartas-feiras (01, 08 e 15 de dezembro de 2010) às 19:30. 

Os interessados devem enviar para o email:

Nome da esquete;
Nome dos envolvidos;
Sinopse;
Foto e texto;
Vídeo (Se tiver);
Duração;

Um abraço bem guapo

Grupo Guapos de Teatro

Austeridade encantadora

A Casa de Bernarda Alba é o intrigante texto de Garcia Lorca sobre uma tradicional família espanhola que vive de aparências. Após a morte do marido, Bernarda literalmente guarda suas filhas a sete chaves. Nessa prisão, os sentimentos mais contidos irão se soltar - dos ressentimentos  das serviçais às loucuras da velhice e aos ardentes desejos da juventude.

Na montagem em cartaz no Teatro Nelson Rodrigues, quem vive Bernarda é a maravilhosa Suzana Faini. Tirando o dançarino Francis Fanchetti que ataca de Sidnei Magal e as vezes suja as cenas, a peça é maravilhosa. Esse não é o único excesso: era dispensável o strep da vovó e o figurino tão suntuosamente rendado, mas divergências estéticas a parte, a montagem vale o ingresso: 40 inteira e 20 meia.

As atrizes fazem bonito em cena, especialmente Rosa Douat, embora suas  falas ainda não estejam totalmente apreendidas. Mas nada que uma longa temporada não resolva. Por isso, vida longa a esse espetáculo!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Lei Rouanet: Passo a Passo

Se você tem um projeto cultural interessante, mãos à obra. Inscreva-o na Lei Rouanet.





http://www.cultura.gov.br/site/2010/09/09/depois-da-aprovacao/

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Boa Nova do Fernando

Um amigo querido, Fernando, gravou um EP com três músicas muito legais. Vocês podem conferir a bela voz e a poética das canções dele visitando o site www.nandomonteiro.com



sábado, 2 de outubro de 2010

A negligência que nos faz vulneráveis

Ontem, enquanto assistia Cartas a Iwo Jima, o necessário filme de Clint Eastwood que mostra a invasão americana a uma pequena ilha japonesa durante a segunda guerra, fiquei me pergunttando se aqui na terra brasilis estamos dispostos a defender o nosso território. O filme exauta a bravura dos japoneses que resistiram lutando por cerca de 40 dias, mesmo sem munição e suprimentos básicos. As cenas dos mísseis atingindo as terras sagradas e da imponente chegada da marinha mercadante, me fez pensar na invasão cruel, silenciosa e travestida que acontece na Amazônia e outros biomas brasileiros. Em nome da ciência, de Deus ou da sustentabilidade, territórios são devastados, crianças são molestadas, espécies são pirateadas.... Tudo isso com a benção do Estado, da igreja, da escola e da academia.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bichos no Ciep Pedro Varela

Os concertos didáticos Bichos para Cantar e Contar seguem nas escolas públicas, patrocinados pela Funarte. Ontem estivemos no Ciep Pedro Varela e depois recebemos alguns convites para levar a proposta para outras escolas públicas. Se conseguirmos ampliar o nosso público será bárbaro: por isso, se quiser patrocinar esse espetáculo, faça contato!

Na medida em que as turmas foram chegando na quadra, fizemos uma pequena caça ao talento, convidando as crianças para cantar. Timidamente, elas pegavam no microfone e cantavam afinadamente. Uma das crianças que pediu para cantar, ficou paralizada após a primeira frase da música. Procurei encorajá-la dizendo que não precisava sentir vergonha: os artistas tem 20% de talento e 80% de cara de pau.

Ao longo da apresentação, procuramos usar o reforço positivo, valorizando a afinação e a organização do grupo. O público reagiu positivamente, participando com alegria e força.





Rogério Lopes confirma: "pudemos perceber o encantamento das crianças pela participação ativa no coral e pelo repertório apresentado. Ao final, repetimos a cantoria informal no começo do concerto."

Como é gostoso o seu francês...

No próximo dia 6 estarei voando para Paris. Para entrar no clima, um querido amigo me enviou esse vídeo de presente:



não é de chorar? Se quiser mais Ute Lemper na veia:


quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Coisas que um produtor teatral pensa, ou deveria pensar

Produção

Capital próprio ou financiamento?
Auxílios possíveis.
Material Disponível

Teatro

Condições de aluguel
aparelhagem disponível
Pessoal e número de lugares

Diretor

trabalha sozinho ou tem assistente?

Direitos autorais

Quanto custa a autorização do autor para a montagem do espetáculo?

Texto

Orçar digitação e reprodução do texto

Promoção

Plano publicitário: nota para imprensa, entrevistas, anúncios...
Fotografias
Serviço gráfico: panfletos, banners...

Elenco

Definição do Cachê
Seleção de atores
Temporada - meses
Imposto de renda
Contrato sindical

* O contrato deve prever possibilidade de renovação de contrato e excursões.
* Requerimento ao juizado, caso os atores sejam menores de idade.

Cenário

cenógrafo - projeto e orçamento
execução - material, mão de obra e prazo
manutenção de temporada

Figurino

figurinista - projeto e orçamento

execução - material, mão de obra e prazo 
manutenção de temporada

Iluminação

iluminador e plano de luz com detalhamento de orçamento e material.

Sonoplastia 

sonoplasta - plano

Pessoal de Apoio

apoio de palco, billheteiros, faxineiros e porteiros. 

Além disso, a produção pode demandar maquiadores, projetores...


Em busca dos Anjos do Teatro

Quando o teatro transmite, de maneira simples e direta, produtos culturais que fizeram sucesso em livros ou filmes, dizemos que a adaptação foi bem sucedida. Os investidores em cultura costumam priorizar as adaptações porque entendem que elas elevam o nível cultural do povo, mas há quem arrisque em idéias originais.

A figura do investidor é cada vez mais rara no teatro brasileiro e os produtores fazem malabarismos para encontrá-los. Uma das estratégias é a promoção de cocktail para a leitura do texto. Fisgar os "angels" pelo estômago pode até funcionar, mas o importante é que os investidores tenham a clareza dos custos de montagem. Por isso vale preparar cuidadosamente o orçamento, incluindo os salários (diretor, elenco, técnicos); detalhando o material (cenário, figurinos, iluminação, gráfica...) e o aluguel do teatro, cotizando o custo total e apresentando o plano de lucros - por amor à arte, poucos se aventuram!


Moema Renart de Brito, lançou em 1972 o Manual de Administração Teatral onde aprendi que a montagem de um espetáculo exige gestores competente. Eis as etapas do trabalho de produção, descritas por Moema:

A - Planejamento da propaganda

B - Contratação dos atores

C - Contratação de figurinista

D - Contratação do cenógrafo

E - Contratação do representante - quem venderá o espetáculo para instituições.

F - Locação do espaço para ensaios fora do Teatro.

G - Locação do teatro para ensaios e apresentações.

H - Execução de Figurinos.

I - Execução do Cenário

J - Busca de apoio para o espetáculo

K - Ensaios com roupas e Cenários

L - Ensaios Gerais

M - Propaganda de lançamento

Moema sugere que o cronograma dessas tarefas deve prever três tempos: o esperado, o otimista e o pessimista.

Ela também ensina que o planejamento de uma montagem teatral deve ter objetivos imediatos e a longo prazo. O produtor deve avaliar fatores internos e externos que possam interferir na montagem e traçar estratégias para atingir os objetivos.

A promoção do espetáculo não precisa depender apenas da venda direta de ingressos: instituições podem ter interesse em adquirir ingressos. Daí a importância de saber vender o espetáculo.

Moema destaca a importância da escolha do local do ensaio e da escolha do elenco. Quando a produção  garante condições adequadas para que os ensaios aconteçam e o elenco está empenhado no projeto, as chances do êxito aumentam. É preciso estar atento também às despesas de pré e pós produção. Contar com o lucro não é sensato.

Enfim, o produtor é aquele que está do outro lado da cortina, mantendo o controle, antes que o fato ocorra.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Faustas e Faustos

Você já viu "A teta assustada"? Eu assisti ontem e nas primeiras cenas, quando a mãe da protagonista canta e conta para a filha como foi violentada, lembrei de Michael Odent alertando sobre o período primal, que engloba o momento da concepção até o final do primeiro ano de vida. Para ele, durante esse período que é a gestação do cérebro emocional responsável pela maturidade afetiva, são construídas as estruturas cerebrais que garantem a sobrevivência da espécie. Do ponto de vista molecular, esse é o período em que o DNA, traduz as mais diversas proteínas que irão construir uma memória celular e tecidual: mais do que uma estocagem de informação, trata-se de uma trasformação da esturura vida. Odent defende que esse período deveria receber uma atenção especial de toda a sociedade porque tem reflexos culturais, memoriais e éticos. Para Odent, o curto e crítico período logo após o nascimento pode ser decisivo na capacidade das crianças desenvolverem a capacidade futura para amar. Nesse sentido, as intervenções realizadas durante esse período tem sido apontadas por diversas pesquisas como fatores de risco para disturbios sociais como a criminalidade e o suicídio. Parte dessas pesquisas podem ser acessadas nos sites: www.wombecology.com; www.birthworks.org/primalth; www.obstare.com e www.birthpsychology.com.




Voltando ao filme, a protagonista Fausta é uma alegoria do medo que muitas mulheres, e homens, carregam após sofrerem ou testemunharem uma violência sexual.Essa cicatriz profunda pode se instaurar no olhar, no andar, no falar... mas as vezes é necessário muita sensibilidade para perceber o grito contido nessas almas infelizes.


A batata introduzida na vagina de Fausta é outra alegoria: do bloqueio sexual imposto na experiência do abuso. Romper essa barreira depende principalmente da vontade do abusado, mas isso pode levar tempo demais. O mundo está repleto de Faustas e Faustos. Nesse momento eles podem estar sozinhos ou juntos, na mesma cama.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Oficinas no Teatro Cacilda Becker: inscrições abertas


a Funarte promove para Atores, bailarinos e performers três oficinas, que acontecem entre outubro e dezembro no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas (20 para cada oficina) e para participar é preciso pagar uma taxa de inscrição simbólica no valor de R$ 60.  “O ator-bailarino em estado de criação”, “O corpo como fronteira” e “A escuta do corpo – técnica Klauss Vianna” são alguns dos cursos oferecidos. A programação faz parte do projeto “O Corpo entre a Dança e o Teatro”, que vai ocupar o Teatro Cacilda Becker no período de 12 a 31 de outubro e de 16 de novembro a 19 de dezembro.
Como se inscrever:Os interessados devem enviar um e-mail para transitoproduções@gmail.com com o assunto INSCRIÇÃO e anexar a ficha de inscrição preenchida.
Confira a programação:“O ator-bailarino em estado de criação”Fazem parte deste trabalho três oficinas, orientadas por Andrea Elias e Norberto Presta: “A voz em criação” (de 12 a 15/10), “A técnica em criação” (de 19 a 22/10) e “A dramaturgia em criação” ( de 26 a 29/10), das 10h às 13h.
“O corpo como fronteira”De 23 a 26/11 – das 10h às 13h – com Renato Ferracini.
“A escuta do corpo – técnica Klauss Vianna”De 3 a 5/12 – das 10h às 13h – com Jussara Miller.
“Ecos: laboratório de criação”De 7 a 19/12 – com Andrea Elias e Norberto Presta
Professores:Andrea Elias – Atriz e bailarina, é formada em Artes Cênicas e Mestre em Teatro pela Unirio. Criou e dirige, desde 2003, o grupo Teatro Xirê, com trabalhos no Brasil e no exterior.
Norberto Presta – Ator, diretor, pedagogo e escritor teatral. Iniciou sua formação teatral, na década de 70, em Buenos Aires e, desde 1981, trabalha em países da Europa, além do Brasil e da Argentina. Ganhou o Prêmio Interações Estéticas, da Funarte, com “Extranjis”, em parceria com o ator basco Ieltxu Martinez Ortueta.
Renato Ferracini – Formado em Artes Cênicas pela Unicamp, é Mestre e Doutor em Multimeios pela mesma universidade. Atualmente é professor de Artes da Universidade Estadual de Campinas, coordena o projeto Jovem Pesquisador da Fapesp “Aspectos orgânicos na dramaturgia de ator” e é editor da Revista do LUME.
Jussara Miller – Bailarina e coreógrafa, é Mestre e Doutora em Artes pela Unicamp. Foi professora do curso de graduação em Dança da Universidade Estadual de Campinas em 2003, 2008 e 2009 e, atualmente, é diretora do Salão do Movimento, espaço de pesquisa e criação em dança e educação somática em Campinas (SP).
OficinasLocal: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2265 9933

Crianças da Escola Municipal Tiradentes curtem Bichos para Cantar e Contar


O vídeo abaixo registra momentos especiais que eu e Rogério Lopes vivenciamos ao apresentar "Bichos para Cantar e Contar" na Escola Municipal Tiradentes.



Este espetáculo foi contemplado no prêmio Didático de Concertos Didáticos.
Fotos: Gabi Massa
Apoio de palco e de produção: Heder Braga.