Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Bichos no Ciep Pedro Varela

Os concertos didáticos Bichos para Cantar e Contar seguem nas escolas públicas, patrocinados pela Funarte. Ontem estivemos no Ciep Pedro Varela e depois recebemos alguns convites para levar a proposta para outras escolas públicas. Se conseguirmos ampliar o nosso público será bárbaro: por isso, se quiser patrocinar esse espetáculo, faça contato!

Na medida em que as turmas foram chegando na quadra, fizemos uma pequena caça ao talento, convidando as crianças para cantar. Timidamente, elas pegavam no microfone e cantavam afinadamente. Uma das crianças que pediu para cantar, ficou paralizada após a primeira frase da música. Procurei encorajá-la dizendo que não precisava sentir vergonha: os artistas tem 20% de talento e 80% de cara de pau.

Ao longo da apresentação, procuramos usar o reforço positivo, valorizando a afinação e a organização do grupo. O público reagiu positivamente, participando com alegria e força.





Rogério Lopes confirma: "pudemos perceber o encantamento das crianças pela participação ativa no coral e pelo repertório apresentado. Ao final, repetimos a cantoria informal no começo do concerto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário