Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Oficinas no Teatro Cacilda Becker: inscrições abertas


a Funarte promove para Atores, bailarinos e performers três oficinas, que acontecem entre outubro e dezembro no Teatro Cacilda Becker, no Rio de Janeiro. As vagas são limitadas (20 para cada oficina) e para participar é preciso pagar uma taxa de inscrição simbólica no valor de R$ 60.  “O ator-bailarino em estado de criação”, “O corpo como fronteira” e “A escuta do corpo – técnica Klauss Vianna” são alguns dos cursos oferecidos. A programação faz parte do projeto “O Corpo entre a Dança e o Teatro”, que vai ocupar o Teatro Cacilda Becker no período de 12 a 31 de outubro e de 16 de novembro a 19 de dezembro.
Como se inscrever:Os interessados devem enviar um e-mail para transitoproduções@gmail.com com o assunto INSCRIÇÃO e anexar a ficha de inscrição preenchida.
Confira a programação:“O ator-bailarino em estado de criação”Fazem parte deste trabalho três oficinas, orientadas por Andrea Elias e Norberto Presta: “A voz em criação” (de 12 a 15/10), “A técnica em criação” (de 19 a 22/10) e “A dramaturgia em criação” ( de 26 a 29/10), das 10h às 13h.
“O corpo como fronteira”De 23 a 26/11 – das 10h às 13h – com Renato Ferracini.
“A escuta do corpo – técnica Klauss Vianna”De 3 a 5/12 – das 10h às 13h – com Jussara Miller.
“Ecos: laboratório de criação”De 7 a 19/12 – com Andrea Elias e Norberto Presta
Professores:Andrea Elias – Atriz e bailarina, é formada em Artes Cênicas e Mestre em Teatro pela Unirio. Criou e dirige, desde 2003, o grupo Teatro Xirê, com trabalhos no Brasil e no exterior.
Norberto Presta – Ator, diretor, pedagogo e escritor teatral. Iniciou sua formação teatral, na década de 70, em Buenos Aires e, desde 1981, trabalha em países da Europa, além do Brasil e da Argentina. Ganhou o Prêmio Interações Estéticas, da Funarte, com “Extranjis”, em parceria com o ator basco Ieltxu Martinez Ortueta.
Renato Ferracini – Formado em Artes Cênicas pela Unicamp, é Mestre e Doutor em Multimeios pela mesma universidade. Atualmente é professor de Artes da Universidade Estadual de Campinas, coordena o projeto Jovem Pesquisador da Fapesp “Aspectos orgânicos na dramaturgia de ator” e é editor da Revista do LUME.
Jussara Miller – Bailarina e coreógrafa, é Mestre e Doutora em Artes pela Unicamp. Foi professora do curso de graduação em Dança da Universidade Estadual de Campinas em 2003, 2008 e 2009 e, atualmente, é diretora do Salão do Movimento, espaço de pesquisa e criação em dança e educação somática em Campinas (SP).
OficinasLocal: Teatro Cacilda Becker
Rua do Catete, 338 – Catete – Rio de Janeiro
Tel: (21) 2265 9933

Nenhum comentário:

Postar um comentário