Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Levar alegria e receber em dobro









No dia 9 de setembro eu e Rogério Lopes fizemos dois concertos do espetáculo "Bichos para cantar e contar" na Escola Municipal Tiradentes. Estava um dia chuvoso e por isso tivemos que fazer a apresentação na sala de leitura da escola. O espaço parecia mesmo um coração de mãe: ao todo, mais de 300 pessoas - crianças e professores - cantaram canções de roda e pérolas da MPB e curtiram a história do macaquinho. 











Em função da logística da escola, tivemos que apresentar para alunos maiores: o espetáculo foi pensado para crianças até 9 anos, mas tivemos turmas com até 12 anos. 


No final da última apresentação, uma das professoras pediu para que os alunos dela apresentassem um número musical especialmente para o nosso grupo. Ela correu para buscar pequenos violões e chapéus panamás e distribuiu para as crianças. Aqueles seresteiros mirins nos encantaram com a música "A praça".




Me emocionei ao observar o compromisso das crianças em fazer bonito, interpretando de coração aquela letra enorme. Ver o trabalho daquela educadora me fez sair da escola Tiradentes presenteada.



As crianças da Escola Municipal Tiradentes ficarão para sempre na nossa história!

Um comentário:

  1. Linda a apresentação das crianças! Vê-se claramente que foi de improvisivo, e aí percebemos que como o improvisado de coração puro é sempre o mais bonito!

    ResponderExcluir