Nascida em 23 de setembro de 1970, a bióloga Silvania Santos complementa seus estudos com cursos de artes cênicas e cinema desde 1995. Cursou interpretação para teatro no Tablado, cinema com Walter Lima Jr e TV com Alexandre Klemperer. Estudou linguagem de cinema Joaquim Três Rios (efeitos visuais no cinema), Eduardo Aguilar (Assistência de direção), dentre outros.

Atuou como assessora pedagógica no projeto “Cinema-Escola” do Grupo Estação, no Rio de Janeiro. Fundou o projeto “Cineapreender”, em Belo Horizonte, que levava alunos de escolas públicas e privadas ao cinema e oferecia palestras e oficinas sobre a linguagem do cinema. Foi uma das fundadoras do grupo “A Tela e o Texto”, para reunir pesquisadores interessados na interface entre literatura e cinema, grupo este que hoje é um projeto de extensão da UFMG. Atuou no coral do Tablado e é integrante do grupo de samba Cristino e Cia. Além de atriz e cantora, é professora de biologia na Escola Parque e contadora de histórias na creche “Fazer Arte”. Também é autora do blog aeducadora.blogspot.com, um canal de discussão da educação - formal e não formal.

domingo, 12 de setembro de 2010

Lições de Walter Lima Jr.

No curso de interpretação de cinema com Walter Lima Jr. aprendi identificar verbos para criar ações interiores. Walter conduz o ator a colorir emoções no texto que ele ou o próprio atuante esscolhem para interpretar. Um dos exercícíos que Walter propunha era distribuir o mesmo texto e nos instigar a apresentá-lo com diferentes intenções. Ao estudar o texto precisávamos tentar descobrir onde está o humor ou como poderíamos dar vida àquele personagem.

Esse foi um dos exercícios realizados na aula de Walter. Saudade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário